LOUVA-A-DEUS PREDADORA

                                                                                                                   Imagem de MCF




                    Oito horas. O sol começa a raiar no horizonte
                    À garupa da louva-a-deus predadora - a buldozzer
                    o homem manipula-lhe mandíbulas automatizadas
                    ferrando-as no coração da terra
                    Imperturbável arranca-lhe o húmus, a vida
                    No acto decorrente, o limoeiro da minha infância
                    é dilacerado por impiedosas tenazes de titânio

                    Plantou-o meu avô
                    fronteiro à janela do meu quarto
                    Oh, quantas vezes esborrachei o nariz na vidraça
                    para melhor distinguir o carreirinho de formigas
                    ora subindo,ora descendo afanosamente
                    pelo erecto fuste de musgo sarampeado!
                    Quantas vezes o descarado pintassilgo
                    no coruto de sua copa
                    saudava a estrela d'alva  com gorjeios melodiosos!
                    Quantas vezes brisas de calmosas madrugadas de Agosto
                    impregnaram meu quarto de citrina fragrância!

                    O terramoto antinatural propaga-se
                    Por rudes e implacáveis golpes
                    é demolida minha velhinha casa
                    Resigno-me
                    Tudo pelas necessidades futuras - garantem-me
                    Vejo na maqueta altos edifícios despontando
                    Alinhados, imponentes,frios, impessoais...
                    Com relva, muita relva em redor
                    para mascarar o verde arrancado
                    Serão habitados por centenas de pessoas
                    que todos os dias se vêem
                    e vida fora se desconhecem

                    A louva-a-deus prossegue num ritmo avassalador
                    e o espaço mais querido da minha meninice
                    qual gazela ferida de morte
                    exala pelas narinas sopro derradeiro
                    A nuvem de pó esconde por momentos
                    a máquina e o homem que a opera
                    Incontidas lágrimas desprendem-se dos meus olhos
                    orvalhando o limoeiro da minha infância
                    ainda enraizado no mais fundo de mim

                                                                                    Manuel Correia Fernandes
                                                                                    macofernandes@gmail.com


Comentários

Mensagens populares deste blogue

NÃO DEIXES ENTRAR O VELHO

Último Reduto

DIA MUNDIAL DA CHUVA