EXAUSTO, DOU-ME POR DERROTADO (Poema sobre pintura de Francisco Bronze)

                                                                         Pintura de Francisco Bronze
                                                                               in livro Linhas do Sentir
 
 
 
 

                      Exausto, dou-me por derrotado
                      Nestas longas noites em ti fixado
                      Ventos agrestes me foram soprados
                      Violoncelos monocórdicos, desafinados

                      Sem um afecto, sem doce primavera
                      Apenas aguda dor, que fere que desespera
                      Numa muito longa e improfícua espera

                      Perguntei-me
                      Perguntei-te:
                      Onde estás tu, musa esplendorosa
                      Que transformavas bisonho cardo numa rosa
                      E distinguias-me do arco-íris a cor mais formosa?

                      Decepcionado, abro minha mão
                      Nua, vazia. Não te vejo, inspiração
                      Desiludido, incapaz, acabrunhado
                      Arrumo seco pincel, antes, de sonho molhado
                      Desisto. Exausto, dou-me por derrotado

                                                                 Manuel Correia Fernandes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

NÃO DEIXES ENTRAR O VELHO

Último Reduto

DIA MUNDIAL DA CHUVA